Centro de Tecnológia
Taboão da Serra
Atendimento & Suporte
(011) 2626-1652
Duvidas & Sugestões
contato@toudyconnect.com.br

NOVA FERRAMENTA PARA TESTAR DESEMPENHO DOS SITES

NOVA FERRAMENTA PARA TESTAR DESEMPENHO DOS SITES

Há algumas semanas atrás o Google lançou mais uma ferramenta para ajudar a otimizar os sites na internet. Conhecida como “Teste my site”, ou “Teste meu site” em português, ela ajuda os donos de sites a testarem e otimizarem seus projetos online de forma a garantir uma melhor experiência de navegação para o usuário. Além do desempenho, ela analisa características relacionadas a experiência do usuário ao navegar pelo site.

Segundo a empresa, existem mais buscas feitas a partir de celular do que por PC. Os usuários mobiles esperam acessar sites que carreguem rapidamente. Ao oferecer sites lentos para os usuários destes dispositivos você pode perder negócios, além de ter um grande impacto negativo no número de visitas e na taxa de rejeição do site.

A ferramenta Test My Site é totalmente gratuita e muito fácil de usar. Você precisa apenas abrir o link da ferramenta, informar o endereço do site e clicar no botão “Teste agora”. Serão analisadas diversas características do site relacionadas ao tempo de carregamento e otimização para dispositivos móveis.


Celulares e dispositivos moveis de uma maneira geral exigem que os sites tenham certas características para que o usuário possa ter uma boa experiência de navegação. Por exemplo, os botões devem ser grandes o suficiente para permitir que o usuário o toque facilmente na tela do celular. Além disto, o tamanho da página, imagens e fontes devem favorecer os usuários que acessam o site a partir deste tipo de dispositivo.

O tamanho das imagens não se resume apenas a largura e altura da mesma, ao utilizar arquivos muito pesados é necessário um tempo de download maior, o que aumenta o tempo de carregamento da página. Por isso, é importante evitar colocar imagens muito pesadas para não prejudicar o desempenho do site. E o problema de redimensionar imagens via html se torna ainda mais grave quando o site é acessado a partir de um celular.

“Estudos mostram que um segundo no carregamento do site impacta na queda de 11% em page views”

Recentemente o Google fez uma pesquisa em que 46% das pessoas disseram que o tempo de carregamento dos sites em dispositivos móveis é um incômodo. É importante lembrar que além de um hardware mais limitado, muitos usuários enfrentam problemas como sinal de internet ruim e outros problemas que fazem o site carregar mais lentamente.

Por esse motivo é importante oferecer um site leve e otimizado para dispositivos móveis, caso contrário, a experiência dos usuários que utilizam dispositivos como celulares e tabletes vai ser terrivelmente prejudicada.

Fonte:
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/ferramenta-do-google-testa-velocidade-do-seu-site-de-graca


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *