Boas praticas contra Spam

Olá Pessoal,

Infelizmente o recebimento de Spans atualmente é um problema bastante incômodo. Na maioria das vezes você tem que excluir diversas mensagens Spam por dia, para que sua caixa de e-mail não lote e venha acarretar maiores transtornos. Existem alguns procedimentos que você pode realizar para ajudar a minimizar o recebimento de Spam. São eles:

 

1º Habilitar o Apache SpamAssassin

O SpamAssassin é uma ferramenta que atua na análise das mensagens que chegam para suas contas. Além de analisar o conteúdo, a ferramenta pode classificar ela como Spam e direcionar para o diretório spam ou excluir automaticamente. Para maiores detalhes, nossa equipe também elaborou um tutorial informando maiores detalhes sobre a ferramenta, basta pesquisar por SpamAssassin.

 

Observação: Essa ferramenta utiliza um tipo de pontuação (score) que vai de 0 à 10, onde: score menor que cinco, a ferramenta torna-se mais agressiva, podendo até bloquear mensagens legítimas. Pontuação superior à cinco, o SpamAssassin torna-se mais conservador, nesse caso podendo deixar algumas mensagens Spam chegar na caixa de entrada das contas.

 

2º Boxtrapper

O BoxTrapper é uma ferramenta que também filtra os e-mails de sua caixa de entrada, assim como o SpamAssassin, porém ele possui etapas de verificação de e-mail. Caso algum endereço de e-mail que não esteja presente na Whitelist da ferramenta, envie e-mail para uma de suas contas, a ferramenta irá enviar uma mensagem de confirmação para o remetente, essa mensagem contém um link de confirmação, com isso a partir do momento que o remetente clicar nesse link, o endereço será adicionado na lista branca da ferramenta e as mensagens chegarão para suas contas.

Observação: A ferramenta em questão está disponível apenas para nossos planos corporativos ( VPS e servidores dedicados que utilizam CentOS + cPanel).

 

 

3- Greylisting

A Greylisting protege os usuários de email contra spam. Quando habilitado, o servidor de email rejeita temporariamente qualquer email de destinatários não reconhecidos pelo servidor. Caso o email seja legítimo, o servidor de origem tentará novamente após um intervalo. Após decorrido tempo suficiente, o servidor aceitará o email.

Caso você deseje habilitar a ferramenta em questão, acesse o seu painel WHM e localize a opção " Greylisting", veja:


 

A greylisting também pode acabar por bloquear mensagens autenticas para seus domínios, mas é possível adicionar o ip do domínio remetente como host confiável, para assim normalizar o envio:


 

Quando habilitada, a Greylisting irá atuar em todas as contas cPanel do servidor, porém, caso você deseje é possível desativar a ferramenta de forma individualmente, por conta cPanel.

Observação: A ferramenta Greylisting está disponível apenas para os nossos planos corporativos: Servidores dedicados e VPS que utilizam CentOS + cPanel.

 

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